Pages

terça-feira, dezembro 04, 2012

PIBID 31 de janeiro - resumo 2012



Durante o 2º semestre de 2012, trabalhamos com os alunos o tema MÚSICA, abordando seus mais diversos aspectos e momentos históricos.
Iniciamos o trabalho lançando um olhar crítico sobre as criações musicais gauchescas, seu valor histórico e cultural e abordando o papel feminino dentro deste contexto. Sobre a música gaúcha, os alunos realizaram várias atividades como, por exemplo, discussões sobre as músicas regionalistas e tradicionalistas gaúchas, produções textuais, debates sobre a visão da mulher na música gaúcha, além de produzirem um pout-pourri musical e refletirem sobre a identidade gaúcha a partir das análises realizadas nas músicas abordadas.  No período em que trabalhamos com a música gaúcha e com o regionalismo gaúcho, os alunos participaram de um passeio a Porto Alegre, onde eles conheceram alguns pontos turísticos importantes da cidade.
Abordamos também a Ditadura Militar Brasileira e as músicas deste período. Para instigarmos os alunos sobre o assunto, apresentamos o filme Zuzu Angel, que retrata o que foi vivido pelos brasileiros durante a ditadura. Com a apresentação deste filme, os alunos realizaram debates e analisaram criticamente as canções do período do regime militar. Realizaram atividades dinâmicas como, por exemplo, a criação de um cartaz em que o aluno poderia expressar sua opinião sobre ditadura e seria censurado ou não pelos próprios colegas. Em outro momento, os alunos participaram de um debate simulado sobre a ditadura, com dois grupos, sendo que um deles era a favor do regime e outro contra. Através do filme e das músicas, o, alunos conseguiram analisar e refletir sobre os pontos negativos e positivos da ditadura militar brasileira.
Com intuito de seguirmos trabalhando com músicas pós-ditadura, apresentamos aos alunos o Tropicalismo.  Iniciamos com o levantamento das características do Movimento Tropicalista, seus conceitos e a poesia concretista. A partir disso, os alunos criaram seus próprios poemas concretos, baseados nas músicas tropicalistas, realizando também a criação de pop art. Os alunos novamente realizaram um passeio cultural à cidade de Porto Alegre, com o intuito de visitar a Feira do Livro e conhecer alguns pontos turísticos e importantes da capital.
Introduzimos a criação de neologismos durante o trabalho com Tropicalismo, fazendo a apresentação dos conceitos de neologismo e alguns exemplos. A partir disso, os alunos criaram seus próprios neologismos. Ainda no neologismo, realizamos uma oficina de ritmo e música, reutilizando e reaproveitando materiais recicláveis, com a apresentação de vídeos sobre a produção de instrumentos.  Para o fim deste ciclo, os alunos criaram e “enfeitaram” seus próprios instrumentos musicais.
Para finalizar nossas atividades, os alunos participaram de um amigo secreto, quando inventaram um neologismo para o seu amigo secreto.

0 comentários:

Postar um comentário

PIBID de Letras Feevale. Tecnologia do Blogger.
 

Seguidores