Durante o 2º semestre de 2012, trabalhamos com
os alunos o tema MÚSICA, abordando seus mais diversos aspectos e momentos
históricos.
Iniciamos o trabalho lançando um olhar crítico
sobre as criações musicais gauchescas, seu valor histórico e cultural e
abordando o papel feminino dentro deste contexto. Sobre a música gaúcha, os
alunos realizaram várias atividades como, por exemplo, discussões sobre as
músicas regionalistas e tradicionalistas gaúchas, produções textuais, debates
sobre a visão da mulher na música gaúcha, além de produzirem um pout-pourri musical e refletirem sobre a
identidade gaúcha a partir das análises realizadas nas músicas abordadas. No período em que trabalhamos com a música
gaúcha e com o regionalismo gaúcho, os alunos participaram de um passeio a
Porto Alegre, onde eles conheceram alguns pontos turísticos importantes da
cidade.
Abordamos também a Ditadura Militar Brasileira
e as músicas deste período. Para instigarmos os alunos sobre o assunto,
apresentamos o filme Zuzu Angel, que
retrata o que foi vivido pelos brasileiros durante a ditadura. Com a apresentação
deste filme, os alunos realizaram debates e analisaram criticamente as canções
do período do regime militar. Realizaram atividades dinâmicas como, por
exemplo, a criação de um cartaz em que o aluno poderia expressar sua opinião
sobre ditadura e seria censurado ou não pelos próprios colegas. Em outro
momento, os alunos participaram de um debate simulado sobre a ditadura, com
dois grupos, sendo que um deles era a favor do regime e outro contra. Através
do filme e das músicas, o, alunos conseguiram analisar e refletir sobre os
pontos negativos e positivos da ditadura militar brasileira.
Com intuito de seguirmos trabalhando com músicas
pós-ditadura, apresentamos aos alunos o Tropicalismo. Iniciamos com o levantamento das
características do Movimento Tropicalista, seus conceitos e a poesia
concretista. A partir disso, os alunos criaram seus próprios poemas concretos,
baseados nas músicas tropicalistas, realizando também a criação de pop art. Os
alunos novamente realizaram um passeio cultural à cidade de Porto Alegre, com o
intuito de visitar a Feira do Livro e conhecer alguns pontos turísticos e
importantes da capital.
Introduzimos a criação de neologismos durante o
trabalho com Tropicalismo, fazendo a apresentação dos conceitos de neologismo e
alguns exemplos. A partir disso, os alunos criaram seus próprios neologismos.
Ainda no neologismo, realizamos uma oficina de ritmo e música, reutilizando e
reaproveitando materiais recicláveis, com a apresentação de vídeos sobre a
produção de instrumentos. Para o fim
deste ciclo, os alunos criaram e “enfeitaram” seus próprios instrumentos
musicais.
Para finalizar nossas atividades, os alunos participaram
de um amigo secreto, quando inventaram um neologismo para o seu amigo secreto.
0 comentários:
Postar um comentário